segunda-feira, 29 de agosto de 2011

humilhação: entalada na roleta


 Meu irmão ganhou ingressos para o camarote de um show.
Tirando a falta de organização da casa de show na hora da entrada, do fato de terem baldes de gelo voando para todo o lado, e de muitas pessoas saírem feridas de lá, estava tudo "bem" até o momento da saída.
É necessário passar por 3 lances de roletas para sair do estabelecimento.
Passei pelo 1º tranquilamente, e pelo 2º  também, mas quando cheguei no 3º lance de catracas, fiquei entalada.
Não conseguia passar de jeito nenhum!
Mas como assim? Não existe um padrão? Cada roleta de um tamanho mesmo? E as normas de acessibilidade, não existem?
Quem é cadeirante,não sai da casa? Ah! Não tem direito a ir a um show?! Aff!
Comecei a ficar muito nervosa, eu estava com meu irmão,uma amiga, meus primos, e um amigo deles.
O desespero bateu e não sabia o que fazer.
Procurei uma funcionária que estava próxima as roletas e ela disse que não era com ela.
Meu irmão foi procurar um segurança. Não tinha como voltar e nem seguir, não tinha uma porta, nada!
Ficamos procurando o segurança e ele disse que a única forma de sair seria pela saída de emergência.
Fiquei mais tensa ainda. Não tinha uma forma mais discreta?
Só que o segurança não tinha a chave da passagem para a saída de emergência, ficamos andando pela casa de show procurando a bendita chave, muito tempo depois ele encontrou.
E detalhe, isso foi quando acabou o show, então todo mundo estava saindo nesse momento também.

Foi muito humilhante, e pior, foi traumatizante.

Eu não falei mais nada com ninguém naquele dia, fiquei muito tempo sem querer sair com aquelas pessoas, na verdade eu fiquei sem querer sair para lugar nenhum!

Tinha muito receio de passar por aquilo de novo, de ser conhecida como "a que entalou na roleta".
Quando as pessoas me chamam para sair eu penso: "Vamos de ônibus?Porque o ônibus tem roleta. Será que o estabelecimento tem catraca para entrar?" E com isso eu fui me isolando, me afastando dos meus amigos. Eu não conseguia dizer para eles o real motivo. É muito difícil! É constrangedor, é humilhante. Só quem passa,sabe a dimensão desse sofrimento.



Atualmente eu só frequento lugares que tenho certeza que não tem roleta, ou que as roletas são tranquilas de passar.


  • Circo Voador (Lapa) - roleta tranquila
  • Gafieira Elite (centro) - sem roleta
  • Cine Iris (centro) - roleta tranquila
E só...por enquanto né?! Em breve irei a todos os lugares, sem medo, sem restrição! Chega de limitações!


Tipos de catracas (roletas):

As piores catracas são essas de ônibus, e de alguns estabelecimentos, como desse que fiquei entalada na roleta:

 



As catracas de trem são bem estranhas. Elas são assim pois as estações de trem não tem segurança,não tem como impedir que pessoas entrem de graça de outra forma,mas nunca entalei nessas roletas de trem. E elas parecem ser bem mais estreitas,mas não são!



Catracas de metrô e alguns estabelecimentos:
São as melhores catracas para nós obesos passarmos. Nunca fiquei entalada, passo tranquilamente nessa roleta. É assim no Circo Voador. Me sinto muito a vontade lá, pois sei que não vou ficar entalada e as cadeiras de lá não tem encosto, logo, meu quadril não fica entalado.

                                      




Alguns casos de pessoas que ficaram entaladas em roletas:





continua em breve...

Nenhum comentário: