segunda-feira, 15 de agosto de 2011

limitações da fase adulta


Boa tarde!

Em 2005 terminei o ensino médio e comecei a fazer trabalho voluntário em um projeto social. Em 2006, estava com 18 anos ,e os envolvidos no projeto social em que eu era voluntária, decidiram iniciar uma OSCIP, e eu aceitei. Foi um momento muito bom, eu aprendi muita coisa, mas teria sido muito melhor se eu não tivesse tantas limitações.









Eu não andava de ônibus, então só poderia ir a lugares em que eu pudesse ir de metrô ou van. Tinha preocupação enorme em chegar no lugar, e as cadeiras serem pequenas e eu não caber.
Só quem passa por isso sabe da dimensão dessa angústia. Sabe o que é ter um compromisso e ficar horas no ponto de ônibus esperando uma van passar. Ter que sair bem antes de casa,pois sabe que ficará muito tempo esperando pela van...e pior,com vários ônibus que você poderia pegar,passando toda hora.
O medo da humilhação me assombra...a ideia das pessoas rindo, da roleta travando e de não conseguir passar,nem voltar...
Eu encontrei na internet o caso de uma senhora que teve que ir até o terminal do ônibus, entalada na catraca,tiveram que serrar a roleta, pois não tinha outra forma de tirá-la de lá, e para completar, os funcionários da empresa não lhe deram o tratamento adequado, debocharam e lhe fizeram grosserias.

Em 2007 comecei a procurar emprego,como o meu ensino médio não foi técnico, fiz formação geral, então eu não tinha profissão.
Fiz algumas entrevistas,mas sabe como é né, obesa...é complicado,ainda existe muito preconceito. Nas entrevistas eu sentia o olhar discriminador. E na hora de escolher roupa para os processos seletivos? Era uma batalha.
Meu primeiro emprego foi como operadora de telemarketing. Eu trabalhava no centro da cidade, na Presidente Vargas, graças a Deus eu podia ir de metrô. 1º dia de trabalho e dei de cara com aquelas cadeiras apertadas. Eu tenho muito quadril,  eu sentia até dor após ficar horas sentada esmagando meu quadril.
Após nove meses de trabalho, a empresa decidiu que eu poderia ir de ônibus e quem não tinha necessidade de ir de metrô. "Mas pera ai! Eu escolhi esse meio de transporte antes de ser admitida e além disso, eu saía às 21:00,como eu iria andar até a Central para embarcar no 355?". Foi o que eu aleguei, então eles determinaram que eu ia voltar de metrô,mas na ida eu teria que ir de ônibus, eu me estressei,gritei,mas eles só me pagaram o valor da ida de ônibus e volta de metrô, sabe o que eu fiz? Continuei indo e voltando de metrô, lógico, preferia pagar a diferença do meu bolso do que ter que andar de ônibus.
Mas isso durou pouco, pois no mês seguinte eu fui demitida.

Na mesma semana em que eu fui demitida, comecei a fazer 3 cursos, um de auxiliar administrativo, outro de produção cultural e um de espanhol.
Eu tinha passagem no meu cartão de passagem do trabalho. Mas eu não usava,pois esses três cursos eram em Madureira, e não tem como ir de metrô até Madureira. Me restava ônibus ou van, nem preciso dizer como que eu ía né?
Chato era quando algum amigo ia comigo até o ponto de ônibus e não entendia porque eu deixava um monte de ônibus passar e eu não pegava. Que desculpa inventar? Dá-lhe criatividade nessa hora!! Mas eu me sentia muito mal por ter que mentir.
Outro momento delicado era quando tinha aula em uma quadra de escola de samba (no curso de produção cultural,as aulas eram cada dia em um lugar) e as cadeira são aquelas de plástico, que são estreitas e nem sempre aguentam muito peso. Doía muito ficar sentada ali e com medo da cadeira quebrar,doía fisica e emocionalmente. E às vezes o pessoal do curso gostava de sair em algum barzinho, e advinhe só, mais cadeiras de plástico!
Mas o mais complicado era quando tínhamos trabalhos de campo e tinha que ir todo mundo junto,todo mundo junto entrando no ônibus... eu transpirava, tremia, minha cabeça faltava explodir e meu coração saltar!
Que sensação horrível é essa de estar prestes a entrar em um ônibus.
Você deve se perguntar: "por que você não passava pela porta de trás"?
Você faria isso? No meio dos seus amigos,na frente de todos os passageiros do ônibus, você falaria: "motorista, abre a porta de trás porque eu fico entalada na roleta"?
É muito difícil, não estou dramatizando...

continua em breve...


Nenhum comentário: